sexta-feira, 11 de março de 2011

Mas sobre terror noturno

 O que 'e terror noturno e o que fazer para ajudar a criança?
Trecho extraido do livro “The happiest toddler on the block”, de Harvey Karp. O autor ‘e o mesmo do “O bebe mais feliz do pedaco”, um livro ma-ra-vi-lho-so sobre cuidado geral de bebes at'e 1 ano de idade.

“O terror noturno ‘e um distúrbio do sono comum em cerca de 3% das crianças, porem atinge mais meninos que meninas… geralmente entre 2 e 6 anos de idade. A diferença entre o terror noturno e o pesadelo é que no pesadelo a criança acorda e consegue relatar o que sonhou. J’a no terror noturno não, a criança vai chorar, gritar, mas não acorda! Por isso ele/ela vai ignorar totalmente suas tentativas de acalma-lo. A crianca não se lembra de nada no dia seguinte.
As causas ainda são desconhecidas, porem, fatores psicológicos podem desencadear o terror noturno, como por exemplo mudanças, um evento traumático, separação dos pais, entrada na escola e outros. Na maioria dos casos o terror noturno desaparece sem nenhum tratamento, quando a criança cresce.
‘E importante é proteger a criança pra que ela não se machuque, principalmente quando há sonambulismo associado, por isso ‘e recomendado que a criança durma em cama baixa, ou se dormir em berço ou cama alta, ou num colchãozinho no chão, se ela cair, pular, nao vai se machucar.



O terror noturno ocorrem cerca de 2 a 4 horas depois de dormir, que ‘e quando a crianca muda do sono profundo para um sono leve REM (a fase que os olhos se movimentam rapido durante o sono). Esse fenomeno esta relacionado com sonambulismo e falar dormindo.
Embora a crianca esteja dormindo, ela nao esta em coma. A sugestao do pediatra ‘e tentar se conectar-se com o subconsciente da crianca. Pegue-a nos seus bracos, balance-a com carinho...

Pegue-a nos seus bracos, balance-a com carinho, cante uma cancao de ninar que ela esta bem acostumada a ouvir. Fale repetidamente: mamae e papai te amam, de novo e de novo. At’e que o ataque passe.

Se os ataques sao frequentes, Dr. Karp recomenda que voce faca uma rotina bem calma todos os dias antes de dormir. Enquanto voce canta uma cancao de ninar, finja que esta “vestindo” uma roupa protetora nela. Toda noite aplique essa roupa magica, dos p’es a cabeca, cantando a mesma cancao. Re-aplique a roupa magica cantando a mesma cancao.
Toda vez que voce faz esse ritual, mais e mais voce esta mandando uma mensagem para o subconsciente da crianca que tudo ficara bem. No meio do ataque noturno voce provavelmente sera’ capaz de conforta o subconsciente da crianca (lembre-se, ela esta dormindo) aplicando a roupa invisivel e cantando a cancao.
Meu filho mas velho tem terror noturno e esta tratando com calmam,deis de que ele começou a tomar melhorou 100%

Nenhum comentário:

Postar um comentário