quinta-feira, 10 de março de 2011

A chegada do irmãozinho o que fazer???

É normal o filho único se ressentir da chegada de um irmão. Afinal, de uma hora para outra, ele deixa de ser o centro das atenções e precisa aprender a compartilhar, o que não é nada fácil. Ocorre que muitas crianças voltam a agir como bebês para mostrar que se sentem excluídas, e, normalmente, só retornam aos antigos hábitos quando sentem a certeza de que continuam sendo amada e valorizada pelos pais.

Compreender e respeitar esse sentimento são os primeiros passos para ajudar a criança restabelecer a segurança. Na cabecinha do seu filho mais velho, a chupeta, a fralda e a mamadeira são o passaporte para receber atenção e cuidados iguais aos dedicados ao irmão. Proibir ou censurar esses pedidos só irá aumentar o desejo em relação aos objetos do bebê. Então, faça as concessões, mas tome o cuidado de explicar que seu filho não precisa mais daquilo. Por exemplo, em relação à mamadeira, basta dizer quanto é incômodo tomar leite ou suco numa garrafinha em que se deve sugar por um buraco mínimo.

Segundo a psicóloga Ana Cristina Marzolla, de São Paulo, é fundamental valorizar as habilidades que a criança já adquiriu e elogiá-la pelo que sabe fazer. Casualmente, faça comentários como: "Olha só. Você já foi um bebezinho que só mamava e dormia e agora é uma pessoa que sabe andar, falar, comer sozinha... Estou muito orgulhosa de você". Ou: "Reparou como seu irmãozinho chora? É que ele ainda não sabe dizer o que quer, e a mamãe precisa adivinhar tudo. Ainda bem que você, que é muito inteligente, já sabe falar e não precisa chorar". Comentários como esses estimulam o diálogo e encorajam a criança a falar sobre medos e inseguranças que provavelmente não viriam à tona diante de uma pergunta mais direta.

Envolver o filho mais velho nos cuidados com o caçula às vezes ajuda a dissipar o ciúme, desde que a criança queira e que essa não seja a única forma de estar com a mãe. Muito mais relevante é equilibrar o tempo dedicado a cada filho. Uma saída é se revezar com o pai: enquanto ele olha o bebê, você fica despreocupada para brincar com o filho mais velho, pegá-lo no colo e contar as historinhas preferidas. À medida que percebe a atenção da família, a criança abandonará espontaneamente as atitudes de bebê. Para reorganizar a rotina, não hesite em pedir a ajuda de parentes, de uma empregada de confiança ou mesmo de um psicoterapeuta. O importante é redescobrir o caminho para harmonizar as diferentes necessidades de cada um.

  Dicas para controlar o ciumes entre os irmãos
Briga entre irmãos é algo normal no crescimento, mas quando o ciúme entre eles vira algo excessivo pode ser um problema. Veja algumas dicas para controlar a situação:
1. Incentive a admiração mútua, elogiando os dois igualmente.
2. O jeito que você gosta de cada filho tem a ver com afinidade, e isso é completamente normal. Mas não demonstre preferência.
3. Não se descuide do filho mais quieto, aquele que não pede afeto. Ele também precisa muito de você!
4. Reserve um tempo com cada filho separadamente, para dar atenção exclusiva.
5. Reforce que a amizade entre irmãos é única e sagrada. vai o texto do corpo da matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário