quinta-feira, 10 de março de 2011

criando filhos

ser mãe é:de madrugada seu filho gritar de dor de barriga por você chorando de dor,ver um sorriso em seu rosto quando faz uma arte..rsrs,pensar no futuro de seus filhos,querer dar tudo do bom e do melhor para eles,ama-los cada dia mas...sorrir quando fazer graçinha se derreter com a primeira palavra,se acabar de alegria quando falam pela primeira vez mamãe...
DICAS PARA CUIDAR DE SEUS FILHOS:
1. Comunique!
Hoje em dia cada um tem a sua vida - uma vida corrida, atarefada... enfim, não há muito tempo para falar aos filhos sobre o seu dia, tanto as dificuldades como também os momentos bons.  Se quisermos ter um bom relacionamento com os nossos filhos, temos de arranjar tempo suficiente para falar com eles e para nos interessar por eles.
2. Encoraje!
Queremos tanto que os nossos filhos tenham sucesso nas suas vidas que é fácil criticá-los sempre que as suas notas não são tão altas como esperávamos, ou  quando têm dificuldades na escola.  A nossa atitude de crítica não os ajuda - é melhor antes  mostrar o nosso amor e apoio, e comunicar-lhes que eles são filhos preciosos para nós, quer tenham sucesso ou não.  Nem todos são estudiosas e intelectuais - Deus criou todos nós com capacidades diferentes e não devemos ficar desapontados se os nossos filhos não têm aptidão na escola.
3. Não minta!
Sempre que mentimos, estamos a dar um exemplo mau aos nossos filhos, e é claro que eles irão copiar-nos e começar a mentir também.  Que bom quando os filhos confiem em nós e  sabem que a nossa palavra é verdadeira. Por isso, convêm pensar duas vezes antes de mentir e desta forma:
"faça o que eu digo e não faças o que eu faço"
pode tornar-se
"faça o que eu digo e o que eu faço"
4. Peça perdão!
Se o pai ou mãe fizer uma coisa errada, ou se um deles estiver zangado sem razão, deve procurar um tempo oportuno para pedir perdão ao filho. Custa um pouco, mas vale a pena!  Os filhos respeitam os pais que admitem as suas falhas e é bom para eles verem que os pais não são perfeitos!

5. Tenha algumas regras!
As crianças sentem-se mais seguras com algumas regras, mas com certeza vão testar se as regras realmente funcionam e qual é o castigo de não as cumprir.  Tenha cuidado que as regras não são duras demais ou senão o seu filho vai sentir ressentimento e vai rebelar-se.  É melhor explicar a razão das regras existirem - que são para o melhor do filho e não para impedir que se divirta.

Irritamos os nossos filhos
  • com regras que não fazem sentido, ou
  • quando somos hipócritas. 
    6. Tenha um castigo apropriado quando a regra é desobedecida!
    Pense bem no castigo e comunique-o ao seu filho. O castigo deve ser suficientemente duro para ele não volte a desobedecer a regra, mas não deve causar dano físico ou emocional. O castigo deve depender da idade do filho - por exemplo, podia dar uma palmada a uma criança pequena mas para um jovem isto já não é apropriado.

    7. Não mime os filhos!
    Não dê tudo que os filhos querem, nem todo o dinheiro que pedem.  Antes é melhor que eles aprendam a esperar pelas coisas que querem, porque assim ao as receberem passam a valorizá-las mais.

    8. Cuide da auto-estima do seu filho!
    Todos nós somos sensíveis às palavras dos outros, e em particular as crianças.  Se o filho tem uma baixa auto-estima por causa de sua aparência ou personalidade, nós como pais devemos fazer tudo para lhe comunicar palavras de aceitação e amor.

    9. Não tenha favoritos!
    Do passado até ao presente têm sucedido problemas terríveis por causa de rivalidades e ciúmes resultantes de situações em que pais têm amado um filho mais do que outro.  Cuidado!  Faça um esforço para amar todos os filhos igualmente  e ser justo com cada um.
    REFLEXÃO:Será que é possível ser um bom pai ou mãe?  Precisamos, na verdade, de conhecer o pai perfeito que nos ama muito mais do que imaginamos.  O seu nome é Deus.  Na medida que começamos  a conhecê-Lo, e a deixa-Lo tomar conta das nossas vidas, Ele irá ensinar-nos como ser bons pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário